Gestão Financeira: entenda e veja como fazê-la com sucesso

Homem usando a calculadora - Priorizzi

Você pode afirmar que os processos financeiros da sua empresa são estratégicos? Neste artigo, você vai descobrir como a Gestão financeira pode te ajudar.

 

Mais de um ano após o início da pandemia mundial de covid-19, o evento ainda traz implicações na gestão financeira para grandes, médias, pequenas e microempresas. A queda no faturamento é uma das principais causas de instabilidades atuais, reflexo de taxas cada vez maiores, capital escasso e um poder aquisitivo mais baixo. 

Isso reforça de maneira clara a importância da gestão financeira dentro das corporações, afinal, ainda hoje, 99% dos estabelecimentos brasileiros são micro ou pequenas empresas e correspondem por 52% dos empregos com carteira assinada. Este dado passa a ser preocupante ao compreendermos que o número de mortalidade dessas empresas é muito maior que as de grande porte. 

Ou seja, este cenário mostra um enorme impacto, tanto economicamente, como socialmente, é o que evidencia uma pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE)

Por isso, estabelecer e alavancar processos financeiros de forma eficaz é a única maneira de conseguir manter uma estrutura segura para esses momentos delicados e, também, de sucesso em tempos melhores.

Entre essas maneiras, estão a disciplina e a atenção de gestores especializados nessas ações, aliadas a um planejamento organizado, que conta com objetivos, projeções, estratégias e, principalmente, com controles sólidos e periódicos que sejam baseados em dados.

Se você leu até aqui, é porque já tem o necessário para iniciar essa revolução. Então, acompanhe este artigo até o fim para compreender o tema de maneira ampla e aprender a melhor forma de implementá-lo em sua empresa.

Homem usando a calculadora - Priorizzi

Os princípios da gestão financeira

De maneira bastante resumida, a administração financeira empresarial nada mais é do que todo controle e planejamento das finanças de um negócio. Ela possui como principal objetivo a maximização dos resultados, que significa uma atenção para o aumento dos lucros. 

Mas, para chegar no resultado que todos querem, são necessários alguns processos que utilizam métodos, ferramentas e padronizações específicas que visam alcançar os melhores resultados financeiros.

Abaixo, listamos alguns:

Contas pessoais x contas da empresa

Já ouviu aquele velho jargão popular que fala “pequenas ações podem gerar enormes problemas”, ele se enquadra bastante neste ponto da administração das finanças de uma empresa. Às vezes, por comodidade, utiliza-se dinheiro da empresa para pagar um boleto como o da escola do filho ou do aluguel de casa. 

É realmente algo cômodo e, justamente, por isso, é preciso evitar porque se não houver disciplina e controle isso passará a ser um hábito sem você nem mesmo perceber. Uma frase curta resume a situação: o dinheiro da empresa deve ser o dinheiro da empresa. E, acredite, esta é uma situação que a saúde financeira de qualquer empresa não precisa, já que pode acarretar em alguns problemas graves:

  1. Problemas na Receita Federal
  2. Perda da visibilidade dos gastos
  3. Confusão patrimonial 

Entende que lucro não é o mesmo que caixa

Se você ainda tem dificuldade para distinguir, não está sozinho no mundo da gestão financeira. Muitos empresários ainda acham que lucro e caixa são a mesma coisa, quando na verdade são bem diferentes.

Isso porque o lucro é o resultado econômico da geração de riqueza que a empresa teve em um período x. Já o caixa é a quantidade de recursos financeiros extraídos da operação da organização, ou seja, é toda movimentação de dinheiro da pessoa jurídica.

O lucro se divide em:

Lucro bruto: a diferença positiva entre a receita total (preço do produto ou serviço x quantidade de vendas) e o custo envolvido no oferecimento de um produto ou serviço.

Lucro líquido: o rendimento que permanece após a subtração de todos os custos da empresa.

Já o fluxo de caixa é registrado:

Recebimentos: vendas à vista e a prazo, recebimento de duplicatas e outros;

Pagamentos: compras à vista e a prazo, pagamento de despesas e outros pagamentos;

Previstos: pagamentos e recebimentos conhecidos ou o máximo de horizonte adequado às necessidades da empresa

Dica para ter processos financeiros eficazes na sua empresa

Você chegou ao último tópico deste artigo e, agora, precisa conhecer um pouco mais sobre os serviços que a Priorizzi realiza, totalmente focados na gestão financeira para que as empresas consigam ser estáveis e tenham retorno.

Fundada com o objetivo de implantar, analisar e avaliar resultados através de um atendimento personalizado, a marca tem experiência de mais de 18 anos em gestão de processos financeiros e administrativos para entregar todo o suporte necessário para a organização de empresas de diversos segmentos e portes.

Se você procura por:

  • Análise de processos financeiros administrativos – diagnóstico
  • Terceirização dos processos financeiros – BPO
  • Gestão empresarial compartilhada
  • Organização de consultórios médicos e clínicas
  • Plano de negócios orientado
  • Suporte financeiro e administrativo à distância

Este artigo entrega a você o principal caminho para atingir o sucesso financeiro em sua empresa. Nossa dica é que você tenha uma organização inicial feita por especialistas, com base em indicadores e de forma simples e objetiva para o seu entendimento. Dessa forma, a sua empresa terá longos anos de lucros sólidos.

Quer começar? Peça uma proposta sem compromisso ao clicar aqui. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa
Precisa de ajuda?
WhatsApp
Olá! Podemos ajudar?