Relatórios Financeiros: O impacto real de uma boa análise dos dados

relatorios-financeiros-priorizzi

Para você, qual a importância de ter dados financeiros confiáveis? Consegue analisar de maneira clara esses dados? Você os utiliza na hora de tomar decisões sobre seu negócio? Se alguma dessas perguntas colocou você para pensar, não se preocupe, vamos falar sobre como realizar uma boa análise dos seus relatórios financeiros e como compreender o que eles trazer de informação.

Mas afinal, como podemos definir análise financeira?

De maneira simples, é a o estudo da capacidade de geração de lucro da empresa. Também conhecida como análise econômica, serve também para acompanhar o desenvolvimento do negócio. Com uso da análise, através de métodos, conseguimos avaliar a situação financeira da empresa, sempre com o objetivo de melhorar desempenho e uso de recursos.

Para se poder fazer a análise de geração de lucro, fazemos uso de indicadores apontados nos relatórios financeiros. Esses indicadores pontuam bem cada fator, e fazem com que seja possível saber realmente se a empresa se encontra no azul ou no vermelho e dando assim suporte para as decisões do gestor.

Agora que já conceituamos bem o que seria a análise financeira, falamos brevemente sobre os relatórios e indicadores, podemos colocar que a importância desse processo de interpretação dos dados financeiros é imprescindível. Uma boa saúde financeira, além de manter o negócio lucrativo e crescendo, passa maior credibilidade, se tornando capaz de atrair mais clientes e investidores.

Equilíbrio financeiro

O objetivo de se ter relatórios financeiros precisos, e boa análise dos dados neles contidos, é a busca pelo equilíbrio financeiro da empresa. Para realizar a interpretação dos dados econômicos existem diversas maneiras. Porém, temos alguns pontos que são simples de se reconhecer e avaliar.

É parte da rotina do gestor estar atento as economias da empresa, sempre buscando possíveis melhorias e otimizando o uso dos recursos disponíveis. Abaixo vamos colocar alguns pontos que você deve estar atento, podendo assim reduzir assim problemas antigos e avaliar sua capacidade de gerar lucro e estabilidade.

Custo Fixo ou Custo Estrutural

São os custos que sua empresa tem e não variam de acordo com a produção, e são inerentes para manutenção do funcionamento da empresa. Exemplos de custos fixos são aluguéis de imóvel ou equipamento, limpeza, segurança, entre outros. É importante que estejam sempre em constante análise, buscando sempre minimizar o impacto desses custos.

Custo Variável

São os custos ligados diretamente à produção, variando de acordo com o volume de vendas ou serviços prestados em um determinado período de tempo, influenciando assim diretamente no preço final do seu produto ou serviço. Temos como exemplos de custos variáveis as comissões por vendas, preço de matérias-primas e insumos, entre outros.

Lucro Operacional

Cálculo do lucro simples através da dedução dos custos fixos e variáveis. Basicamente é a diferença entre receita arrecadada e os custos.

Preço de Vendas ou de Prestação de Serviço

Talvez seja uma das primeiras ponderações que você deve fazer a respeito do seu negócio. É importante pensar numa estratégia para precificar seu produto ou serviço, levando sempre em conta a competitividade do preço, qual vai ser a visão do seu cliente a respeito do valor, como o seu concorrente se comporta nesse sentido, a sua margem de lucro e qual a demanda do seu produto ou serviço.

Crescimento Patrimonial

Esta é uma análise bem simples, mas importante. Visa que você avalie os seus resultados através do crescimento do patrimônio líquido, do seu faturamento e de uma possível ampliação estrutural da empresa.

Indicadores Econômicos – O que você irá encontrar nos Relatórios Financeiros

Assim como os pontos que citamos acima, os indicadores são focados em mostrar ao gestor como anda a saúde financeira da empresa. Com eles, pode-se fazer comparações de desempenho em séries temporais, avaliando as escolhas tomadas para o funcionamento da empresa.

Também com base nos relatórios financeiros conseguimos identificar erros passados que precisam ser corrigidos e que muitas vezes ainda estão ao alcance da redução dos danos causados por eles, cuidando sempre da economia da empresa. Abaixo seguem alguns indicadores que você, gestor, deve estar familiarizado e atento.

relatorios-financeiros-priorizzi

Índice de Rentabilidade e Lucratividade

Focado em apresentar a relação do lucro operacional com as vendas. É um indicador quantitativo e fácil de ser calculado. Este índice relaciona as variáveis das demonstrações contábeis, como as que estão presentes no balanço patrimonial. Através desse índice é capaz de analisar o lucro líquido da empresa.

Índice de Liquidez

Indica até quanto à empresa pode assumir para cumprir com suas obrigações. Seu cálculo se dá a partir dos dados contidos no balanço patrimonial, sendo assim, precisa-se manter o balanço sempre bem atualizado.

Índice de Endividamento

Aponta o quanto de dívidas a empresa possui e quanto isso impacta no capital da empresa. Com esse índice é possível entender quanto das movimentações da empresa são feitas com capital próprio ou financiada por capitais de terceiros.

Índice de Prazo Médio de Pagamento

Este índice é calculado com base no número médio de dias que a empresa leva para pagar suas contas.

Índice de Prazo Médio

Análogo ao anterior, dá-se a partir da média de dias que a empresa leva para receber o valor referente as vendas ou prestações de serviços.

Esses indicadores são somente alguns dos diversos que você obtém através de relatórios financeiros e que são necessários serem bem analisados. Ainda, tem que ser hábito do gestor analisar e entender bem a DRE (Demonstração de Resultado do Exercício), pois esta é um dos relatórios de dados mais completo e rico levando em conta as contas de receitas, despesas, investimentos, custos e provisões, tendo como dado final os resultados líquidos da empresa.

Com todo esse falatório financeiro e econômico, ter um contador da sua confiança pode ajudar muito. Quanto melhor for o trabalho desenvolvido por sua assistência contábil, melhor vão ser os dados e os diagnósticos que você pode obter na sua analise financeira. Algumas das análises são obrigações do próprio contador, essas interpretações auxiliar o comportamento adequado da empresa, caminhando para a estabilidade financeira. Abaixo vamos citar algumas ações que seu contador vai ajudar.

Fluxo de Caixa

É um recurso que permite analisar e acompanhar as movimentações da empresa, contabilizando as receitas e despesas. O fluxo de caixa dera suporte ao gestor para a o gerenciamento dos gastos, controle financeiro e nas tomadas de decisões. Um bom contador conseguirá fazer uma análise consistente dos dados da empresa e organizará para que a empresa chegue ao equilíbrio financeiro.

Tributação Correta

A escolha do regime tributário no qual a empresa se insere é muito importante para o sucesso esperado. Uma escolha errada pode acarretar em cobranças tributárias inadequadas, causando prejuízo. Hoje, existem três tipos de regimes tributários que se pode optar: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. O contador deve analisar os dados e auxiliar na escolha do melhor regime para o negócio.

Apesar de termos pontuado nesse artigo algumas das maneiras do contador ser um amigo importante para a saúde financeira da empresa, existem outras diversas formas nas quais ele pode dar suporte, algumas até que já tratamos ao longo do texto, como balanço patrimonial e DRE.

Com todos esses dados financeiros que tratamos ao longo do artigo, fica evidente que é uma tarefa árdua acompanhá-los e analisá-los constantemente, porém, também fica clara a importância dessas interpretações dos relatórios financeiros para o sucesso e prosperidade do seu negócio.

Por isso, nós da Priorizzi, com experiência e expertise do mercado financeiro, nos colocamos aqui para ajudar a cuidar da sua empresa, construindo, operando e analisando todos os dados do seu negócio para você, deixando você mais por dentro de como anda sua saúde financeira e lhe dando suporte para as decisões do seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa
Precisa de ajuda?
WhatsApp
Olá! Podemos ajudar?