Despesas fixas de uma empresa: entenda mais sobre

O objetivo de toda empresa é gerar lucro, mas precisamos compreender também que essa mesma empresa terá as despesas fixas e apenas um bom planejamento financeiro será imprescindível para que sua empresa consiga sobreviver no mercado e consiga equilibrar todos os lucros e despesas

Existem algumas perguntas que, você, empresário necessita fazer sobre a vida financeira do seu negócio que são fundamentais para entender mais sobre o assunto.

Por exemplo:

  • Você já se perguntou quais são as despesas fixas que a sua empresa costuma ter? 
  • Já fez o cálculo sobre todas elas? 
  • Você sabe qual o lucro do seu negócio?
  • Você sabe o quanto a sua empresa tem de despesas e quanto de lucro?

Por isso que no artigo de hoje, iremos de uma forma muito clara, trazer mais detalhes e tudo aquilo que você precisa saber. 

O que são as despesas fixas da sua empresa?

A grande verdade é que ninguém gosta de ter as temidas despesas fixas e outra grande verdade, é que ninguém escapa delas! 

Existem consumos básicos e necessários que se fazem presentes na hora de realizar a gestão de um negócio que, torna-se, inevitável não contar com elas. 

Por exemplo, as Despesas Fixas,  estão relacionadas à manutenção do seu negócio e que, independe do volume de produção ou de serviços prestados, elas continuarão lá.

Aliás, quando falamos em manutenção de negócios, é o caso de despesas fixas como o aluguel, salário de colaboradores e seguro, por exemplo, ou seja, esses tipos de despesas fixas são essenciais de serem levadas em consideração quando está sendo elaborado o planejamento financeiro da empresa e lembrar de também considerar elas quando os períodos de vendas do negócio estiverem em baixa. 

Além das Despesas fixas, existem outras despesas que o seu negócio irá ter, que são as variáveis,  e como o nome diz, elas variam de mês para mês e estão diretamente associadas à produção, como:

  • Comissão;
  • Aquisição de matéria-prima;
  • Impostos sobre as vendas;
  • E outros aspectos.

Tipos de despesas fixas

Para facilitar o seu entendimento sobre as despesas fixas, separamos alguns exemplos para você, por isso, confira abaixo a lista que desenvolvemos com algumas das principais despesas fixas que a sua empresa pode ter:

  • Aluguel;
  • Impostos;
  • Encargos sociais;
  • Materiais de limpeza;
  • Materiais de escritório;
  • Salários e encargos; e
  • Entre outros.

Você pode estar se perguntando onde se encaixam as despesas como água e luz, e, na verdade, elas são consideradas híbridas, ou seja, são tanto fixas quanto variáveis.

Isso acontece porque parte do valor dessas contas não serão alterados em função do que a empresa produzir ou não, portanto, em todos os meses você deverá separar um valor para a quitação deste consumo. 

Como lidar com as despesas fixas?

O mais importante para ter uma boa gestão financeira da sua empresa, é saber lidar com esses gastos mensais. É bom sabermos aqui, que não é necessário passar por uma crise financeira para começar a economizar, o ideal é que ajustes sejam feitos antes disso.

Para ajudar você, separamos duas dicas que podem influenciar nas despesas fixas do seu negócio que são: 

Dia 1: Crie reservas para supostas emergências; e

Dia 2: Elimine as despesas que não são mais utilizadas ou pouco aproveitadas.

Como melhorar a gestão da sua empresa?

Como já vimos até aqui, é importantíssimo se organizar na hora de gerir a sua empresa, conferindo todos os seus gastos mensais e para isso, não abra mão das tabelas do Excel, por exemplo.  Com todos os valores devidamente distribuídos, você poderá:

  • Identificar se seus custos de produção estão dentro da média de mercado;
  • Verificar se as despesas estão acima do previsto; e
  • Analisar as informações mais detalhadamente, para saber que itens pode reduzir sem prejuízo da produção, o que significa aumentar a lucratividade. e
  • Em cima de relatórios, você também pode criar um planejamento estratégico para a empresa, sabendo onde e quando pode investir para aumentar a produtividade, onde deve aplicar novas tecnologias e como precisa agir para desbancar a concorrência.

Outra alternativa para conquistar cada vez mais a independência financeira do seu negócio e o controle pleno das suas despesas fixas e variáveis, é contar com o auxílio de empresas como a Priorrizi que realizam o serviço de gestão financeira. 

Através de um núcleo especializado em serviços da saúde, a Priorizzi atua a mais de 18 anos, conectando os resultados financeiros do seu negócio. 

Conheça mais sobre as nossas soluções aqui

Agora que você aprendeu o que são as despesas fixas do seu negócio e como otimizar elas, conta para nós aqui nos comentários 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa
Precisa de ajuda?
WhatsApp
Olá! Podemos ajudar?