Como está o controle das suas contas fixas?

Saiba como identificar quais são as suas contas fixas e como controlá-las para alcançar o sucesso financeiro na sua empresa.

A empresa, seja ela micro, seja média ou seja grande, precisa ter um bom controle de fluxos e ter o entendimento do dinheiro que entra e sai, pois é a partir do trabalho eficaz da organização dos orçamentos que se pode esperar uma boa gestão financeira. 

Agora, a sua resposta para o título deste artigo é positiva ou negativa?

Seja qual for a sua resposta, será interessante que você acompanhe o texto que desenvolvemos aqui. Explicaremos o que são as contas fixas, falaremos também sobre as contas variáveis, indicaremos as diferenças entre cada uma e, também, mostraremos como criar e implementar estratégias que elevem seu nível de possibilidades de lucro para o negócio.

Sabe quais são as contas fixas da empresa?

Embora o nome seja até bastante claro em relação ao que significa, nem sempre as contas fixas são, de fato, valores que não se alteram. O conceito do termo tem mais relação com este gasto ser previsível, ter periodicidade, que ocorre mensalmente ou semanalmente.

Outro ponto importante, é que não necessariamente têm relação direta com a produção do produto vendido ou custo do serviço prestado. Isso significa que não está relacionada ao volume de maior ou menor número de vendas.

Eis, então, a principal diferença entre contas fixas e despesas variáveis.

O que são contas variáveis?

Como dito acima, as despesas variáveis são as contas que possuem relação direta com o negócio da empresa.  Elas tem suas particularidades, como a de serem calculadas de maneira recorrente, para sempre se adequarem ao que as afeta. Para exemplificar, podemos citar a necessidade de reembolsos a funcionários, como valor de comissão ou gasolina, em caso de viagem.

Quais podem ser as contas fixas da sua empresa

Agora que você compreende a diferença entre as duas e como elas podem impactar no resultado do seu orçamento, sabe apontar quais são as contas fixas da sua empresa atualmente? 

Talvez você ainda não tenha absoluta certeza, tá tudo bem. 

Por isso mesmo, abaixo, listamos alguns exemplos básicos que podem fazer parte do seu dia a dia e que vão ajudar você a fazer essa identificação quando for necessário:

  • Conta de energia elétrica
  • Aluguel da sala comercial ou imóvel;
  • Impostos fixos;
  • Conta de água 
  • Folha de pagamento;
  • Taxas bancárias;
  • Seguros;
  • Conta de internet;
  • softwares e sistemas.

Dicas para controlar melhor as contas da sua empresa

Realizar um controle de contas é a principal e a melhor maneira de prever análises de oscilações de gastos e, também, sazonalidade. Este processo colabora para o controle dos valores e para entender a real situação da empresa

Mas por quê?

É com isso que chegamos a um ponto crucial para definir se o seu negócio será de sucesso ou aumentará o índice de 27% das empresas que fecharam as portas no primeiro semestre de 2021, segundo um levantamento feito pela consultoria Serasa Experian.

Este controle é o que fará com que seja possível montar a estratégia de contas ideal para a sua empresa, seguindo o que a capacidade financeira do negócio permite. Entre os principais benefícios está um fluxo de caixa mais eficiente

Outros pontos importantes a terem a sua atenção e, também, atitudes a serem tomadas sempre que necessário são:

  • Seja organizado
  • Antecipe pagamentos que ofereçam desconto
  • Negocie com seus credores
  • Tenha um status mensal dos processos
  • Faça a conferência das contas fixas no seu ritual semanal

Como ter uma gestão financeira rápida e assertiva?

Depois de ler este artigo, ficou claro que todas as ações de uma empresa se relacionam com o planejamento, a análise e o controle de todas as atividades financeiras, não é? As contas fixas, as contas variáveis, todas são informações importantíssimas para o gerenciamento do negócio.

Agora, para que a sua empresa tenha realmente uma boa gestão financeira, é necessário ter o controle de suas operações feitos de maneira eficiente, caso contrário, tudo irá por água abaixo. Não é uma tarefa simples, mas você pode sempre contar com o apoio de profissionais especializados.

Para efetivar esse gerenciamento de contas a pagar, contas a receber e muito mais, a Priorizzi está a sua disposição para um bate-papo sem compromisso. Clique e comece agora mesmo a mudar a sua empresa de patamar no mercado.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa
Precisa de ajuda?
WhatsApp
Olá! Podemos ajudar?