Fechamento de caixa: você realiza corretamente em sua empresa?

Priorizzi fechamento de caixa

Entenda agora o porquê o fechamento de caixa diário da sua empresa pode ser um diferencial importante.

Pode parecer uma atividade extremamente simples, mas o fechamento de caixa é algo que tem uma importância enorme para a saúde financeira da sua empresa, porque ela contribui para uma gestão eficaz e, também, para tomadas de decisões eficientes. Entretanto, a realidade é que muitos empresários acabam não realizando esse processo diariamente,

Este é o seu caso?

A resposta positiva para a pergunta acima, normalmente, vem acompanhada dos contextos de tempo escasso, equipe enxuta e, em alguns, até a falta de conhecimento. O fato é que o país vem numa sequência de cinco anos com mais fechamentos de empresas do que aberturas, segundo dados do IBGE.

Nós não queremos que a sua seja a próxima!

Por isso, neste artigo, traremos todos os detalhes sobre o fechamento de caixa e mostrar a importância dessa atividade ser realizada diariamente para manter as suas finanças em ordem.

O que é um fechamento de caixa?

O termo se refere às movimentações financeiras, que são realizadas em um período predeterminado dentro de um estabelecimento comercial. Ele deve ocorrer sempre ao fim do expediente, seja da empresa ou do funcionário capacitado para realizá-lo para que, dessa maneira, as receitas da empresa sejam organizadas e controladas.

Com isso, percebe-se claramente a real situação financeira do local, pois é de fácil entendimento quando se encontram problemas ou soluções, que podem ser melhor entendidas com relatórios mais específicos.

As vantagens que essa atividade entrega

  • Diminuição das chances de se ter prejuízo com o negócio;
  • Olhar mais crítico e preciso sobre a gestão financeira da empresa;
  • Organização financeira eficaz dos recursos do seu empreendimento;
  • Rápida identificação de falhas no controle financeiro;
  • Otimização dos lucros;
  • A facilidade para ter relatórios de movimentação financeira.
  • Controle financeiro das entradas e saídas de dinheiro, cheque, cartão, Pix etc por dia

Veja como fechar o caixa corretamente

Agora que você tem o entendimento do quão importante é realizar essa atividade em sua empresa diariamente, elencamos abaixo as principais etapas para você implementá-la em seu estabelecimento.

Faça a abertura corretamente

Seu caixa necessita de saldo disponível para abrir diariamente, conhecido como fundo de troco ou valor de encaixe, para evitar transtornos em caso de trocos ou algo do gênero. Para realizar a abertura existem três formatos:

  • Manual
  • Planilhas eletrônicas
  • Sistema automatizado

Sinalize entradas e saídas

Um erro muito comum nas empresas é alguma movimentação no fechamento de caixa, seja ela de receita, seja de despesa. Para se ter eficácia nessa atividade, é fundamental que absolutamente todas as movimentações financeiras da sua empresa sejam registradas, independentemente do valor e de ser entrada ou saída de caixa.

Categorize cada uma delas

É importante não deixar de registrar nenhuma movimentação financeira no caixa da empresa, por menor que ela seja, mas, também, é preciso ter o cuidado de separar as receitas e despesas em categorias diferentes.  Seja o mais específico possível na categorização de receitas e despesas. Dessa forma, você entenderá como a sua empresa usou os recursos que entraram e de onde eles saíram.

Faça a conferência de todos os valores

Este é um momento importante do processo porque é quando se entende se o que foi feito durante o dia está correto e sem erros, como trocos equivocados e muitos outros. A ação pode ser realizada ao fim do expediente ou na troca de turno de cada funcionário responsável, por exemplo. Importante sempre ter o controle do NSU dos cartões de crédito (número que será possível conferir os recebimentos futuros), a identificação dos cheques (banco, número do cheque, data de depósito), facilitando assim as conferências.

Outra questão importante algumas empresas trabalham com livro caixa, estas devem ver com sua contabilidade como proceder com relação aos recibos. Para as demais importante ter para todos os recebimentos, nota fiscal emitida.

Conclua o fechamento de caixa

O grande momento chegou e você precisa realizar o fechamento de caixa. Mas não se preocupe, esta etapa pode ser uma das mais simples, caso tenha seguido à risca os últimos passos mencionados.

Basta realizar a subtração de todas as receitas do dia pelas despesas. Este também será o saldo utilizado de ponto de partida no próximo dia ao fazer a abertura de caixa, conforme citado no tópico acima.

Não despreze a importância de especialistas

Mesmo seguindo todos os detalhes que citamos neste artigo para ajudar você, é importante se certificar que sua empresa está alcançando os resultados financeiros esperados. Eis um trabalho extra que é o acompanhamento detalhado com relatórios de métricas regulares que levantam o faturamento, recebimentos e o resultado financeiro.

Caso queira ter um entendimento amplo sobre todos os aspectos do fechamento de caixa e ter relatórios de acompanhamento eficazes, fale conosco sem compromisso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa
Precisa de ajuda?
WhatsApp
Olá! Podemos ajudar?