Sua secretária sabe fazer a conciliação de cartão de crédito?

Secretaria-Priorizzi-no-Computador

Prática essencial para a saúde financeira do negócio, a conciliação de cartões de crédito em empresas nem sempre é algo realizado. 

É inegável que a preferência nacional vem sendo o pagamento por cartões, em uma pesquisa da Abecs, os dados apontam que as transações por cartões no país registraram um aumento de 17,3% nos valores movimentados nestes primeiros meses de 2021. Isso demonstra a importância da sua empresa oferecer estas formas de pagamento e, consequentemente, dos profissionais da sua empresa entenderem como são os processos de conciliação de cartão de crédito. 

A realidade é que esta é uma prática essencial para a saúde financeira do seu negócio, seja ele de grande, médio ou pequeno porte. Afinal, sem ter o controle das receitas recebidas por cartões, é praticamente impossível acompanhar o faturamento, prever fluxo de caixa ou contabilizar os lucros.

Mas você sabe o que é conciliação de crédito? A sua secretária sabe realizar? Se a sua resposta não for menos do que um “sim, com certeza”, este artigo é o que você precisa para ter conhecimento sobre o procedimento.

O que é a conciliação de cartão de crédito

Para falar de maneira resumida, a conciliação de crédito é a ação necessária realizada para conferir e validar as informações sobre vendas de produtos ou serviços realizados por meio de cartões de crédito. É esta prática que vai conferir se a transação foi paga pela operadora do cartão da forma esperada. 

Por exemplo:

Você realizou duas vendas, no mesmo dia, para dois clientes distintos, mas ambos efetuaram o pagamento no crédito, mas em diferentes bandeiras. As duas operações têm taxas diferentes, que serão repassadas para a sua empresa em datas diferentes. Portanto, sem um controle, não há como ter controle financeiro das transações.

Entende a importância agora?

Com isso, ela se torna fundamental para evitar riscos e prejuízos e, ao mesmo tempo, controla a saúde da sua empresa. Os benefícios para a sua empresa são inúmeros e podem fazer toda a diferença para a sua empresa, como:

Controle de taxas previstas em contrato

Muitas empresas não possuem profissionais capacitados para atuarem com esta prática e, com isso, acabam não percebendo que a taxa descontada no recibo tem o valor diferente do que consta em contrato.

Isso já ocorreu com você? Com profissionais capacitados ou uma empresa assessorando, a sua conciliação de cartão de crédito será realizada de maneira eficiente e, por consequência, essa discrepância não vai passar despercebida.

Organizar valores repassados por datas

Um consumidor realiza a compra em duas vezes, outro em cinco vezes e um terceiro parcela em doze vezes. Estes valores aparecem de maneiras diferentes na conta da sua empresa e, quanto mais clientes, mais fácil para o controle financeiro ir por água abaixo. Agora, com a conciliação de crédito, é possível reunir e organizar essas informações, simplificando o dia a dia.

Manual básico para a realização 

A realidade é que o aumento no uso dos cartões de crédito como formas de pagamento trouxe um grande desafio para as empresas, que é proporcional ao tamanho da comodidade dos clientes e da forma mais ágil de fidelizá-los e conquistá-los. Sendo assim, é mais que necessário que secretárias e profissionais em geral saibam como fazer.

Abaixo, você confere um passo a passo de como realizá-la de forma efetiva:

1ª etapa: registros das vendas

Neste primeiro momento, o profissional deve registrar todas as vendas realizadas pela empresa. Inclusive, este não é procedimento exclusivo para a conciliação de crédito, deve ser realizado para contabilizar e organizar vendas em débito, à vista em crédito ou parcelado também.

2ª etapa: relatórios repassados pelas operadoras e a conferência

Conforme falado acima, ter o controle do que foi acordado no contrato com as operadoras é fundamental. Cada uma disponibiliza na internet um relatório com todos os valores que foram repassados pela empresa e é lá que o profissional vai conferir se o valor bruto das vendas, as taxas cobradas em cada operação, o valor líquido entre muitos outros detalhes.

Este é o momento de realizar a conferência, por meio de um relatório de vendas.

  • Confira as taxas aplicada
  • Avalie se o prazo está dentro do estipulado
  • Identifique se o que está no extrato da operadora foi creditado corretamente

3º passo: ajustes de lançamentos

Em caso de qualquer número incorreto dentro do seu planejamento inicial realizado nos dois passos anteriores, você deve encontrar a origem para corrigi-lo. Feito isso, o seu objetivo inicial é alcançado e você realizou a sua conciliação de cartão de crédito.

Pronto para começar a implementação desta prática em sua empresa? É claro que pode parecer simples quando a leitura é realizada, mas exige técnicas e conhecimentos do profissional para iniciar este processo. Eis a importância de uma consultoria ou de um treinamento para seus funcionários. 

Caso queira entender mais sobre o tema ou conversar com um de nossos profissionais especializados, clique aqui para uma proposta sem compromisso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa
Precisa de ajuda?
WhatsApp
Olá! Podemos ajudar?