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Você conhece os indicadores mais importantes da sua empresa?

Apesar de cada empresa ter suas particularidades e ter que escolher indicadores adaptados à sua realidade, existem alguns KPIs que você deve ficar de olho, independentemente de segmentos ou estratégias.   Veja alguns que você precisa monitorar constantemente:  

  1. Fluxo de caixa
Os indicadores financeiros demonstrados pelo fluxo de caixa são extremamente importantes. Um dos grandes motivos de falência das empresas é o fato de não gerenciarem adequadamente o que entra e o que sai no caixa da organização. Trata-se de uma ferramenta que permite avaliar os resultados diariamente e projetar estimativas futuras.  
  1. Retorno sobre o Investimento (ROI)
O Retorno sobre Investimento (ROI) é uma métrica utilizada para identificar o quanto a empresa ganha em rendimentos financeiros a partir de qualquer investimento realizado. É por meio dele que a empresa descobre qual foi o ganho (ou perda) obtido para cobrir os custos envolvidos na aplicação dos recursos e ainda ter retorno financeiro (caso ele exista). A fórmula é uma das mais conhecidas do mundo corporativo: ROI = (Ganho obtido - Valor do investimento) / Valor do investimento x 100 Você pode fazer esse cálculo para medir o retorno do valor investido em produtos, serviços, campanhas, treinamentos e qualquer atividade da empresa.  
  1. Inadimplências
Os indicadores de inadimplência são uma parte importante da gestão de cobrança de uma empresa. E quando se trata de clientes devedores, todas as iniciativas que auxiliem na resolução são fundamentais. Afinal, não receber pelo produto ou serviço pode acarretar sérios problemas com o fechamento das contas e prejudica o crescimento do negócio.  
  1. Prazos médios de pagamento e recebimento
Recebimento: Representa o tempo médio, em dias, que a empresa leva para receber os recursos provenientes de suas vendas a prazo. Em outras palavras, é a quantidade média de dias que a empresa concede de prazo de pagamento para seus clientes. É sempre interessante para uma empresa receber de seus clientes no curtíssimo prazo, para gerar caixa e poder de investimento, além de poder pagar suas compras no médio e longo prazo PMRV = (Recebíveis Médios / Vendas Brutas) X 365   Pagamento: Representa o prazo médio, em dias, que a empresa obtém de seus fornecedores para cumprir com suas obrigações a prazo. Ou seja, qual o prazo médio de pagamento de suas compras. É de extrema importância que o PMPC seja maior que PMRV, ou seja, que você receba dos seus clientes antes de pagar seus fornecedores. PMPC = (Fornecedores Médios / Compras) X 365  
  1. Margem de Lucro Bruto e líquido
O lucro é o que todo empreendedor busca ao abrir uma empresa, que pode ser medido na sua forma bruta ou líquida. O lucro bruto é a receita total da empresa menos os custos diretos e indiretos ligados à produção dos bens ou serviços, conforme a fórmula: Lucro bruto = Receita total - Custos relacionados à produção Uma vez calculado o lucro bruto (receita - custos relacionados à produção), precisamos deduzir as despesas que podem ser fixas ou variáveis. É aí que entra o lucro líquido, que mostra quanto dinheiro realmente sobrou para os sócios depois de subtrair todos os gastos possíveis do faturamento. Ele é dado pela seguinte fórmula: Lucro líquido = Receita total - Custos e despesas totais  
  1. Ticket médio
O ticket médio é um indicador financeiro relacionado à área comercial que mostra quanto você está faturando por cliente. Sua fórmula não poderia ser mais simples: Ticket médio = Faturamento total / Número de vendas do período Também é possível calcular o ticket médio de determinado produto, serviço ou categoria, conforme a necessidade da empresa.  

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