Sua empresa é saudável financeiramente?
Não é segredo que uma boa saúde financeira é indispensável para o crescimento e consolidação de qualquer negócio, certo? Mas você já parou para pensar se o seu negócio realmente está saudável financeiramente?Neste texto, vamos te ajudar a fazer essa avaliação com alguns pontos essenciais:
1. PLANEJAMENTO SÓLIDO
Segundo um estudo feito pelo Sebrae, a falta de planejamento é uma das principais causas do fechamento de empresas no Brasil, pois é através dele que você irá conseguir estipular resultados financeiros e decidir um plano de ação com os melhores recursos da empresa na busca das metas de curto e longo prazo para manter a sua empresa saudável.O seu negócio ainda não tem um planejamento sólido? Fique em alerta!
2. FLUXO DE CAIXA
É a partir dele que você conseguirá identificar se o seu negócio está gerando mais entradas de caixa do que saídas.Por isso, uma boa gestão de fluxo de caixa, será possível apontar riscos como: endividamento, inadimplências, queda nas vendas, aumento de despesas e custos fixos, baixo nível de saldos bancários etc,. Evitando que prejudique a saúde financeira da sua empresa.Baixe aqui uma planilha de fluxo de caixa!
3. CAPITAL DE GIRO
Nada mais é que identificar recursos os quais a empresa precisa para garantir que continuará operando de maneira segura. Na prática, trata-se da soma de todos os recursos financeiros que se encontram em estoque, contas bancárias, aplicações e recebimentos pendentes dos clientes. Ou seja, tudo que pode ser convertido em dinheiro para que a empresa cumpra com suas obrigações, financeiramente saudável e prossiga com as atividades caso precise de recursos extras.
- Negocie o parcelamento com seus fornecedores, sua empresa precisa vender e receber para pagar seus fornecedores, nem sempre é possível esta lógica, por isso amplie o maior prazo possível.
- Realize controle efetivo do seu estoque, principalmente dos produtos/materiais que representam 80% do valor de seu estoque.
- Cuide com as formas de recebimento dos seus clientes ( prazo, taxas etc).
- Faça campanhas de vendas à vista.
- Cuide com endividamento com juros altos e prazos curtos
4. CUSTOS
Saber precisamente os custos do seu negócio é um fator essencial para mantê-lo saudável financeiramente. Assim, você poderá operar com um bom planejamento a curto e longo prazo. Então, não ter essas informações pode fazer com que o controle de gastos se perca e prejudique a sua empresa.
- Separe os custos fixos dos variáveis
- Defina o custo mínimo do seu negócio, quanto custa a sua operação
- Avalie o % dos custos sobre as vendas da empresa
- Trace metas de redução de custos
5. FATURAMENTO
Esse indicador determina o andamento do seu negócio e se você está conseguindo alcançar suas metas. Pensando nisso, é essencial acompanhar o faturamento bruto da empresa e o valor que vai receber após a dedução dos impostos. A partir dessa métrica, você conseguirá identificar se o seu negócio precisa de novas ações para melhorar os seus resultados.
- Tenha cronograma de faturamento
- Controle os vencimentos negociados com seus clientes
- Organize as entregas dos seus serviços e produtos para que não tenha atrasos e prejudique a imagem da sua empresa