Reserva de Emergência – Por que ter e como fazer?

reserva-financeira-crise-priorizzi

Sabemos que manter a saúde financeira pessoal é uma tarefa árdua. Sempre podem ocorrer imprevistos e se você não estiver preparado para lidar com essas surpresas, as consequências podem ser grandes. No meio coorporativo não é diferente e por isso, o assunto do texto da semana é sobre reserva de emergência.

Se sua empresa não estiver preparada para lidar com pedras no caminho, pode ocorrer até uma possível falência. Então, o que fazer para não correr riscos? A resposta parece óbvia, mas nem sempre é tão simples de organizar, estamos falando de reserva financeira.

O que é uma reserva financeira?

Uma reserva financeira nada mais é que um capital que você poupa e deixa de resguardo para utilizar em uma possível necessidade inesperada. Um exemplo de quanto é importante contar com um capital de reserva foi o ano de 2020, em que a pandemia do Corona vírus se deflagrou e alterou o funcionamento do mercado de todos dos segmentos.

As empresas que contavam algum tipo de segurança financeira foram capazes de manterem as suas obrigações em dia e até reinventar sua operação para manter-se ativa no mercado.

Muitas pessoas pensam que no caso de empresas, por conta da capacidade de captação de recursos junto aos bancos por meio de empréstimos, a reserva financeira se faz menos importante do que no âmbito pessoal. Porém, pensado mais claramente, fica evidente que a solução dos empréstimos, só posterga o quando o problema irá afetar seu negócio.

Mas afinal, como fazer essa reserva financeira? Em que tipo de necessidades ela pode ser aplicada na sua empresa?

Basicamente, o processo de poupar é simples, uma vez que você só precisa guardar sempre um pouco do que recebe por mês. Levando isso ao seu negócio, significa que a empresa precisa reter uma parte dos lucros mensais, criando assim esse capital de emergência.

Para isso acontecer, sua empresa precisa estar com as finanças bem alinhadas e os processos de trabalho também, buscando sempre trabalhar da maneira mais eficiente ao menor custo, aumentando a lucratividade e possibilitando que você faça o aporte da reserva sem presumir muito do seu lucro.

É importante destacar que o valor que sua empresa precisa separar para esta reserva não é uma porcentagem fixa do que recolhe, cabe a você pensar o quanto é viável e o quanto é significativo em caso da necessidade do uso desse capital.

Ainda, temos que destacar, que essa sua reserva não deve ficar simplesmente parada e acumulando somente os aportes mensais. Uma estratégia inteligente é buscar investimentos de baixo risco e de curto e médio prazo para aplicar o seu dinheiro, tendo assim a liquidez necessária caso precise utilizá-lo, mas sem deixar de obter rendimentos de juros por essa sua quantia poupada.

Quando utilizar a reserva emergencial?

Quanto a quando utilizar esse valor guardado, podemos colocar que deve ser aplicado  em gastos eventuais por possíveis sinistros no maquinário da sua empresa, rescisões contratuais inesperadas de alto valor, pagamento de 13° e 14° salários, férias de funcionários, reparos ou ampliações estruturais ou qualquer outra necessidade que a empresa apresente de maneira inesperada. Investimentos em melhorias alheias a problemas também podem contar com essa reserva.

Agora que você já entende bem no que consiste uma reserva financeira e o porquê ela é importante para a sua empresa, vamos colocar a ideia em prática? A Priorizzi é referência em gestão e administração de dados financeiros, possuindo as mais diversas ferramentas para auxiliar seu negócio.

Nossos relatórios e nossos acompanhamentos dos dados da sua empresa são completos e bem definidos, possibilitando a você entender bem as finanças da empresa e conseguindo planejar e executar a sua reserva de emergência de maneira ordenada e saudável para a sua empresa.

Temos a alegria de dizer que todos os nossos clientes mantiveram reservas consistentes e estáveis, capazes de cobrirem os custos e bancar a operação mesmo com reduções de vendas e serviços prestados. Não espere o problema chegar à sua porta, entre em contato conosco, nos deixe ajudar com a gestão financeira da sua empresa e construa uma boa reserva de emergência para o seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa
Precisa de ajuda?
WhatsApp
Olá! Podemos ajudar?