Qual a importância do controle dos custos da minha clínica/consultório?

Quando falamos dos custos de um consultório ou clínica médica, muitos aspectos entram em questão. E é fundamental para os gestores, conhecerem todos os custos do negócio para evitarem que o caixa chegue ao vermelho no final do mês.

É bom lembrar aqui, que a gestão financeira é o coração de toda a empresa, sem ela, a manutenção da sua clínica ou consultório e seus investimentos futuros ficam comprometidos.

Vamos agora entender melhor o tema e quais as possíveis soluções para que o controle de custos do seu consultório ou clínica seja feito de forma mais adequada.

O que é o controle de custos?

O controle de custos pode ser entendido como o processo de monitoramento dos custos que uma empresa necessita ter. Esta atividade é realizada a partir do acompanhamento dos processos administrativos e financeiros que permitem o acompanhamento dos gastos do seu consultório e/ou clínica médica.

O controle de custos também influência na formação do preço de venda do seu serviço, garantindo a lucratividade do seu negócio. O controle de Custos também auxilia nas tomadas de decisões estratégicas do seu negócio, afinal, é conhecendo a saúde financeira é que você saberá se pode ou não fazer novos investimentos.

Gestão financeira é importante?

Ter a gestão financeira do seu negócio é parte fundamental para controlar custos, afinal, é com ela você consegue por na balança todo o lucro e despesas geradas.

Com a gestão financeira realizada de forma correta e assertiva, você consegue controlar tudo aquilo que entra e sai dos recursos financeiros da sua empresa, tornando assim as contas muito mais fáceis.

Entenda a gestão financeira em clínicas ou consultórios

As clínicas médicas e consultórios cuidam do bem mais precioso dos seus pacientes: a sua saúde e assim como o objetivo do negócio é manter o paciente saudável, manter a sua empresa saudável financeiramente também é fundamental. 

Para isso, é necessário que você entenda que uma gestão financeira passa pelo envolvimento de recursos em todas as áreas do seu negócio e que eles precisam ser mensurados.

Em conjunto, a gestão financeira em clínicas e consultórios cuida dos valores de entrada (contas à receber) e saída (contas a pagar) e que podem ser classificados como:

  • Insumos e medicamentos;
  • Salários;
  • Compras de equipamentos; 
  • Impostos; e 
  • Outros investimentos necessários.

Assim, é importante que você, gestor, saiba de todos os dados financeiros do seu negócio para planejar os valores disponíveis e decidir quais rumos tomar e como aplicar cada um desses recursos de forma eficaz.

Saiba mais sobre esse o serviço clicando aqui

Fluxo de caixa

Conhecer o fluxo de caixa também é uma parte muito importante na hora de controlar os custos da sua clínica, pois com ele, você vê o que entrou e saiu do caixa durante o mês, ou um tempo definido. 

Mais importante do que conhecer o que é o fluxo de caixa, é saber analisá-lo, além de entender quais são os gastos necessários do seu consultório e o que pode ser evitado.

Por exemplo: 

  • Despesas comerciais com telefone, internet, despesas administrativas, financeiras (juros);
  • Custos com insumos, materiais, medicamentos, etc;
  • Aluguéis e/ou condomínios;
  • Despesas com folha de colaboradores, prestadores de serviços;
  • Impostos mensais; e
  • Entre outros.

Quando você for analisar essas questões, é importante compreender quais destes gastos representam a maior porcentagem no seu fluxo de caixa e buscar alternativas de diminuir este valor.

Relatório de controle de custos

Para conseguir controlar todos os custos existentes na sua clínica ou consultório, algo que pode ser desenvolvido é um relatório detalhado de todos os custos.

Contar com relatórios completos é fundamental para que você tenha uma análise assertiva e para que possa controlar os custos de sua clínica médica ou consultório. 

Através de processos financeiros e administrativos que integram todos os seus dados e processos em um único local, é possível controlar a saúde do seu financeiro. O que significa a possibilidade de analisar de perto todos os custos da sua clínica e reavaliar as situações. 

Ficou mais claro qual a importância do controle de custos para a sua clínica/consultório? Ele é muito necessário para que você controle as finanças durante o mês, para assim não acabar ficando no vermelho.

Conta o que você achou do nosso artigo aqui nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa
Precisa de ajuda?
WhatsApp
Olá! Podemos ajudar?