Dicas para organizar as contas a pagar da sua empresa

Já falamos aqui no blog sobre as contas a pagar e o que elas são, mas no nosso artigo de hoje vamos trazer 7 dicas fundamentais de como organizar as contas a pagar do seu consultório ou clínica médica.

Pega seu café e vem com a gente!

O que são as contas a pagar?

Para entender o que são as contas à pagar, é importante termos claro o que são contas fixas e variáveis.

As despesas que compõe o processo de Contas à pagar, podem ser fixas, que ocorrem todos os meses, ou então, variáveis, que alteram o seu valor final de acordo com a quantidade de uso. 

Portanto, as despesas que compõe o contas à pagar são todos os dividendos que a empresa se compromete a realizar a quitação. 

E para ajudar você a ter controle sobre esses valores, abaixo selecionamos algumas dicas infalíveis que você necessita colocar em prática na hora de organizar suas contas e que farão a diferença na gestão financeira do seu negócio.

Dica 1: Crie uma agenda ou relatórios que apresentem a realidade do seu negócio 

Uma das dicas mais importantes é criar um controle ou até mesmo relatórios com todas as contas que a empresa tem no mês ou que possa vir a ter. Com isso o controle das contas fica mais amplo, impedindo que a empresa venha a ter de pagar algo além, como juros e multas. 

Para esses relatórios você pode desenvolver o modelo de planilha que melhor se adapte à realidade do seu negócio, porém, é importante que contenha: 

  • Todas as datas de vencimentos de cada conta a pagar para garantir que você não se perca;
  • Relacione todas as despesas de folha de colaboradores e encargos; 
  • Despesas de administrativas como Aluguel, água, luz e entre outros;
  • Custos para a prestação de serviços; e
  • Outros itens.

Dica 2: Pague sempre em dia

Em segundo lugar é muito importante evitar atrasos na hora de pagar as suas contas, pois assim evita gastar um dinheiro além do que estava previsto devido a geração de multas e juros. Portanto, evitar multas e juros significa mais dinheiro em caixa e menos dor de cabeça.

Dica 3: Se possível, antecipe pagamentos de contas

Algo que muitos empreendedores não levam em conta e que pode facilitar, e muito, a vida financeira do negócio é: O pagamento antecipado de contas. Fazer essa ação, pode gerar descontos nos dividendos, o que significa mais dinheiro em caixa. 

Alguns fornecedores podem oferecer descontos para o pagamentos à vista ou para a antecipação dos valores e isso irá proporcionar uma boa diferença na hora do seu fechamento de caixa no final do mês

Dica 4: Não crie mais dívidas do que a empresa pode pagar

Essa é uma das dicas mais importantes a serem seguidas: Evite criar dívidas das quais a empresa pode não conseguir pagar. 

Portanto, preste atenção em que tipo de dívidas a sua empresa está contraindo, seja para investimentos ou para manter a operação. 

Caso a sua decisão de criar mais dívidas, seja para manter a operação, acenda o sinal vermelho, pois é sinal que existe um descompasso financeiro entre suas receitas e despesas.

Para isso você, gestor da empresa, deve sempre estar atento na hora de contratar novos serviços para a empresa, além de controlar o contas à pagar de perto e saber os valores que deverão entrar no seu caixa nos próximos dias. 

Dicas 5: Separe as Despesas: Pessoais X Empresa

Um erro básico — e ainda assim muito comum nas pequenas empresas — é confundir as finanças pessoais com as do negócio. 

Para uma boa organização da empresa, isso deve ser algo evitado. Os recursos financeiros da sua empresa devem ser usados exclusivamente para a manutenção do seu negócio, desta forma estará evitando um grande descontrole financeiro.

Dicas 6: Conte com o auxílio de Profissionais Qualificados

Quando começamos um negócio, é normal precisar dar conta de tudo, porém conforme ele vai crescendo, percebemos a necessidade de ter pessoas mais qualificadas e que com expertise nas suas devidas funções. 

A Priorizzi é uma alternativa para você ter mais eficiência, qualidade, confiabilidade e tempo para fazer o que é  mais importante: Gerir o seu negócio. 

Podemos auxiliar os negócios realizando a terceirização do departamento financeiro e assim, gerenciamos o seu contas a pagar e  gerimos o fluxo de caixa da sua empresa com o objetivo de tornar a sua saudável financeiramente. 

Conheça mais sobre este serviço clicando aqui

Dica 7: Em caso de dificuldades financeiras, renegocie

Em último lugar, mas não menos importante, caso não consiga realizar o pagamento de determinada conta, renegocie. Não espere a “bomba estourar”, antecipe e busque renegociar o quanto antes. 

Afinal, muitas empresas, devido o descontrole financeiro, só percebem que estão com problemas financeiros, quando estão com as suas capacidades financeiras comprometidas. 

Portanto, preste atenção nas receitas e nas despesas do seu negócio e também acompanhe de perto o seu capital de giro. 

Uma forma de evitar uma situação desconfortável na parte financeira do seu negócio é acompanhar o fluxo de caixa mensal e o projetado também, pois assim, você poderá prever a necessidade de alguma outra tomada de decisão.

O que você achou das nossas dicas? Faltou alguma? Conta para nós aqui nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa
Precisa de ajuda?
WhatsApp
Olá! Podemos ajudar?