Orçamento Financeiro: por que é importante?

O que é orçamento financeiro?

O orçamento financeiro empresarial é o documento que detalha todos os custos, despesas e receitas esperadas de um negócio, em um período estipulado. Assim, o orçamento é uma previsão de acontecimentos financeiros dentro da empresa. É uma ferramenta de extrema importância para todo tipo de empresa, seja grande ou pequena, seja de serviços, indústria ou comércio.

 

Para o que serve?

Seu principal objetivo é estabelecer as metas de receitas e vendas, ajustar o teto dos custos e despesas e planejar o lucro esperado. Ao colocar estes pontos no papel (ou planilha), o empreendedor pode traçar estratégias para atingir estas metas e objetivos. Desta forma, o orçamento pode ajudar a guiar o dia a dia dentro da empresa.

 

Por quanto tempo planejar?

O período de planejamento mais comum de um orçamento financeiro é de um ano para frente, mas não é regra. O orçamento pode ser feito mês a mês, para o trimestre, para o semestre, ou para os próximos anos, dependendo da estratégia de cada negócio. Porém, ainda mais importante do que planejar para o futuro, é acompanhar os resultados. O orçamento é uma ferramenta para ser utilizada diariamente, acompanhando os resultados e comparando o previsto com o realizado.

 

O que compõe um orçamento financeiro:

– Previsão de vendas;

– Previsão de impostos sobre vendas;

– Previsão dos custos de operação (aqueles diretamente envolvidos na produção do seu produto ou serviço);

– Previsão de despesas (gastos fixos, como aluguel, luz, internet, publicidade etc.);

– Previsão de aquisições de equipamentos;

– Previsão de lucros e distribuição de lucros.

 

Se conseguirmos entender, de fato, a importância de se manter um orçamento financeiro atualizado e acompanhá-lo mês a mês, fica muito mais fácil gerenciar o seu negócio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa
Precisa de ajuda?
WhatsApp
Olá! Podemos ajudar?