Quantas vezes você paga boletos em atraso e com juros?

Pela falta de organização, tempo ou recursos financeiros, você já precisou atrasar alguma conta da sua empresa, certo? Nós sabemos o quanto isso atrapalha o funcionamento do seu negócio, afinal, gera juros e faz a sua empresa gastar ainda mais.

O ano de 2020 evidenciou os problemas financeiros que os departamentos caseiros possuem e isso porque as empresas não possuem uma boa gestão financeira e hoje vamos entender como podemos evitar pagar dívidas com atraso e qual a importância de uma organização financeira nos dias atuais.

As contas da minha empresa estão atrasadas, e agora?

Vamos supor que as contas da sua empresa estão para vencer e você ainda não conseguiu realizar os pagamentos, afinal, lidar com contas atrasadas pode ser um verdadeiro quebra-cabeças, pois o gerenciador é, normalmente também, médico que acaba se envolvendo com todo o processo de atendimento e ainda após o seu expediente tende a realizar a rotina financeira.

Como as contas atrasadas impactam nas finanças do seu negócio

Atrasar contas já é difícil, quando falamos pelo lado pessoal, e é ainda mais difícil no âmbito jurídico, pois afeta a saúde financeira do seu negócio. Portanto, é fundamental evitar ao máximo, atrasar contas pode lhe causar transtornos como:

  • Ter que solicitar novos boletos
  • Não conseguir realizar compras de insumos
  • Ter problemas fiscais,
  • Além de tempo significativo e desperdiçar recursos com juros e ou multas.

Pense bem, a conta é paga depois do vencimento e sofre com a incidência de multas e juros, portanto, essa quantia extra que será destinada para o pagamento desses encargos deixará de ser aplicada no negócio e quando você se dá conta, está pagando um montante considerável de juros.

A gente já falou sobre o fluxo de caixa e quais os principais erros que você não pode cometer nesse assunto. Além de entender a importância de manter ele organizado, afinal, é a principal ação para uma boa gestão financeira da sua empresa.

Ao contrário do que muitos pensam, manter um fluxo de caixa, não envolve grandes mistérios. Você precisa identificar os valores recebidos, pagos e a diferença entre estes valores que será o seu resultado, uma formula simples: recebimentos – pagamentos = resultado.

A sugestão acima, pode ser complementada com a terceirização do seu financeiro, onde além de realizar o pagamento das suas contas com total segurança, também lhe entregaremos um relatório do fluxo de caixa ( tudo que a empresa recebeu, pagou, resultado e saldos bancários que pode ser realizada por uma equipe qualificada e preparada, como a Priorizzi. Contamos com profissionais qualificados conectando empresas aos seus resultados por meio da gestão financeira e administrativa de sua empresa, além de atuar há mais de 18 anos no mercado.

Como criar uma estratégia para eliminar as contas atrasadas?

Aqui você precisa ter bastante atenção, pois daremos uma dica prática para você aplicar no seu negócio. Crie uma planilha simples com a data de vencimento da conta, fornecedor, valor, data de pagamento, se for possível seria importante separar por tipo de despesas. Exemplo: Despesas de pessoal, insumos, despesas administrativas, despesas comerciais.

Além do que fazendo esse controle simples de entrada e saída, possibilita um ótimo controle do seu fluxo de caixa. Você pode fazer esse controle através de um excel sendo uma simples planilha. Ou ainda sistemas de controle de financeiro bem acessíveis que temos no mercado, com excelente custo-benefício, como por exemplo conta azul.

O que é a gestão financeira e para que serve

Muito ao contrário do que a maioria dos empreendedores pensam, realizar a gestão financeira de um negócio não é uma atividade fácil. Afinal, se fosse tão fácil, você, provavelmente, não estaria pagando juros por atrasar o pagamento de contas, concorda?

Realizar a gestão financeira de forma adequada, proporciona fornecer recursos para fazer com que a operação do seu negócio exista, afinal, é com ela que você terá condições financeiras de barganhar com melhores fornecedores e ainda ter recursos para crescimento do seu negócio.

Seja qual for o tamanho do seu negócio, de pequeno, médio ou grande porte, investir em realizar a gestão financeira do seu negócio é o melhor caminho. Com o setor financeiro estruturado e com colaboradores qualificados cuidando do seu financeiro, você, empreendedor, pode focar em outras partes essenciais do seu negócio, como Marketing e Vendas.

Você já pensou em deixar o financeiro para uma empresa especializada neste assunto? Nós fizemos todo o financeiro e você ainda recebe relatórios mensais dos resultados, isto não seria ótimo? Pensa quanto tempo conseguiria se dedicar ao essencial do seu negócio com dados consistentes para a tomada de decisão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa
Precisa de ajuda?
WhatsApp
Olá! Podemos ajudar?