Faltou dinheiro e agora o que fazer?

O que fazer quando falta dinheiro no meu negócio? Priorizzi Gestão Financeira

Manter a empresa com uma boa saúde financeira é fundamental para o andamento do negócio. Essa saúde financeira está diretamente ligada a uma eficiente Gestão Financeira.

Na maioria das vezes, o empresário fica atarefado ao gerenciar muitas atividades ao mesmo tempo da empresa, como: compra, venda, organização interna, gerenciamento dos empregados, entre outras, e não tem tanto tempo para pensar no viés estratégico do negócio que poderão mudar o futuro da empresa.

A falta de dinheiro no caixa das empresas, pode sim ocorrer, e você precisa estar preparado para esses desafios que podem estar por vir, talvez seja necessário um capital de giro, renegociar dívidas ou até mesmo contar com um empréstimo financeiro para voltar ao sinal verde das finanças.

Aqui vamos analisar qual a melhor opção a usar na hora da falta de dinheiro.

Causas da falta de dinheiro nas empresas

São muitas as causas da falta de dinheiro em empresas, sejam elas grandes ou pequenas empresas. A falta do fechamento fluxo de caixa mensal é algo que impacta bastante as finanças, nós da Priorizzi já falamos sobre o assunto e vale muito a pena conferir o artigo.

Muitos gestores são teimosos, e insistem em manter operações que não trazem lucros para empresas, isso pode representar um grande desequilíbrio nas contas do negócio.

Controlar o estoque também é algo fundamental para evitar dívidas, então sempre realizar compras inteligentes e nada além da conta, evite comprar produtos com pouca saída, por exemplo.

Sempre que ocorrer uma queda repentina nas vendas, o volume de dinheiro que entra na sua conta também cai, quase automaticamente. Por isso fique atento as crises enfrentadas na sua região e no mercado, e aproveite todas as oportunidades que aparecerem.

Quais as opções caso falte dinheiro

Em primeiro lugar é muito importante que o empreendedor aceite a sua situação em caso de uma falta de dinheiro. Por isso são muitas as opções em caso de uma falta de dinheiro na sua empresa e agora iremos conhecer quais são elas.

Revise a estrutura de custos da empresa

Quando falta dinheiro no seu negócio, a primeira ação necessária é reavaliar a estrutura de custos. Busque identificar quais os custos que são essenciais para o seu negócio e aqueles que não forem, identifique formas de eliminá-los.

Essa é uma alternativa que você, empreendedor, tem à disposição case falte dinheiro nos seu negócio.

Avalie o real resultado da empresa para entender qual seu ponto do equilíbrio

A nossa segunda dica é: Avalie o resultado financeiro da sua empresa e compreenda qual é o seu ponto de equilíbrio.

Ponto de equilíbrio é quando o valor do negócio paga todos os custos, ou seja, a sua conta bancária no final do mês fica equilibrada e não há valores a dever para algum pagamento.

Portanto é fundamental compreender o real valor que o seu negócio gera para identificar como está a saúde financeira.

Estabeleça meta de vendas

Sim, é isso mesmo que você leu. Não adianta pensar apenas em redução de custos, é necessário buscar aumentar as receitas.

Portanto, defina um plano de ação com os valores que serão os objetivos do seu negócio e como você planeja conquistar eles.

Tenha em mente que em momentos de crise ou contenção de gastos, também é necessário investir.

Reavalie prazos de pagamentos e recebimentos

Outra dica que podemos oferecer para você é: busque reavaliar os prazos de pagamentos e recebimentos de fornecedores, clientes e outros que podem ser ajustados.

Ajustar o ciclo financeiro pode fazer muita diferença no resultado operacional e é uma atitude simples que pode mudar a saúde financeira do seu negócio.

Busque por taxas competitivas em empréstimos

Quando for necessário buscar empréstimos, foque em buscar uma negociação com taxas competitivas e de longo prazo. Assim, é possível facilitar a operação e os resultados, além de possibilitar pagamento através de parcelas e quando possível, avalie a necessidade de utilizar a carência.

E então, ficou esclarecido quais são as opções se por algum problema a sua empresa necessite de um dinheiro extra? Conta para a gente nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa
Precisa de ajuda?
WhatsApp
Olá! Podemos ajudar?