Contas a pagar: entenda melhor o assunto

As contas a pagar também fazem parte dos deveres da gestão financeira de uma empresa, assim como as contas a receber e o controle financeiro do seu consultório ou clínica médica.

Tão importante quanto saber o que sua empresa vai receber por mês, é saber quanto ela deverá pagar para se manter em dia com órgãos públicos, fornecedores, colaboradores e parceiros

O que são Contas a Pagar?

Contas a pagar nada mais é do que todas as obrigações financeiras assumidas pela empresa. São, despesas que podem ser fixas, que ocorrem todos os meses, ou variáveis pois possuem mudanças de valores. 

Quais as principais contas a pagar de uma empresa?

Abaixo você irá conferir uma lista com as principais contas que sua empresa durante o mês ou ano, que são:

  • Impostos;
  • Pagamento de funcionários e fornecedores; 
  • Manutenção de equipamentos;  
  • Contas de água, luz, telefone, internet; e
  • Aluguéis, condomínios e despesas de manutenção;
  • Material de expediente, despesas administrativas 
  • Insumos, materiais e medicamentos; e
  • Entre outras.

Para realizar controle de contas a pagar você deve organizar todas as obrigações por data de vencimento mensal. Este controle pode ser realizado em excel ou ainda em um sistema, mas se a empresa não tiver sistema pode começar com uma planilha. 

Além de realizar este controle, você deve controlar os saldos bancários, bem como os recebimentos e também, não esqueça de controlar a sua inadimplência!

É importantíssimo manter as contas a pagar sempre organizadas, pois desta forma você irá manter a confiança com os seus fornecedores e irá conquistar uma boa imagem de credora no mercado, além de manter a empresa livre do pagamento de multas e juros.

Como fazer o controle?

Controlar o dinheiro de uma empresa nem sempre é algo fácil, mas hoje em dia com a tecnologia em alta, a gestão financeira das empresas, se tornou menos burocrática.

Ainda é muito importante frisar que uma das principais formas de controlar as contas a pagar no mês é fazer um levantamento de todas as obrigações financeiras, listando todas as contas, mesmo que os valores não sejam significantes, deste forma, você não vai perder na hora de realizar pagamentos e controles financeiros. 

É fundamental lembrar aqui que, você não deve misturar as contas da empresa com as contas pessoais. Certo? 

Por que gerenciar?

Você que acompanhou nosso artigo até aqui, já viu que é imprescindível um controle das contas a pagar, certo? Mas para não restar dúvidas nós fizemos uma lista com os motivos para você gerenciar o contas a pagar da sua empresa:

Confira:

  1. Nada falte para manter a operação da empresa;
  2. Evitar multas e juros por atrasos no pagamento;
  3. Contar com um controle e análise de redução de custos fixos e variáveis;
  4. Antecipar a períodos de dificuldade financeira e lidar melhor com eles;
  5. Fazer reservas financeiras; e
  6. Para manter a credibilidade junto aos fornecedores e ao mercado.

São excelentes razões para manter as contas a pagar em dia, concorda? Agora, é só colocar em prática!

E então, você conseguiu entender um pouco melhor o que são e como administrar as contas a pagar de uma empresa? Comenta aqui e fala o que achou do nosso artigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa
Precisa de ajuda?
WhatsApp
Olá! Podemos ajudar?