BPO: A terceirização dos processos de negócios

processos-fnanceiros-BPO-Priorizzi

Administrar um negócio é uma tarefa muito árdua, uma vez que essa tarefa requer tempo e dedicação exclusiva e de tempo integral. Vamos pensar juntos, tocar a empresa consiste em pensar nos seus processos, no seu funcionamento, nos colaboradores, e principalmente no setor financeiro.

Assim, uma maneira de manter sua empresa produtiva, lucrativa e com a gestão em dia é investir na terceirização da gestão financeira, e é aí que surge o BPO: Business Process Outsourcing. Agora temos que entender o conceito da terceirização financeira.

O que é BPO?

Uma abreviação para Business Process Outsourcing, trazendo ao português é a terceirização dos processos de negócios. Em outras palavras, trata-se do processo quando a empresa contrata uma terceira para realizar atividades de uma área importante para o negócio.

No nosso escopo vamos focar na área financeira. Assim, podemos dizer que o BPO financeiro é quando a empresa contrata alguém para cuidar das suas atividades financeiras.

Funcionamento da terceirização dos processos?

 O funcionamento do processo de outsourcing financeiro consiste em o gestor elencar as atividades que deseja ter um especialista cuidando e buscar no mercado um profissional ou empresa capaz de dar esse suporte.

Assim, podemos colocar que o funcionamento consiste em ter o auxílio de um especialista que fica responsável pelos processos financeiros da empresa como controle de fluxo de caixa, folha de pagamento, faturamento, gestão orçamentária, entre outros.

Porém, quais seriam as justificativas para você descentralizar os processos internos da sua empresa? Quais seriam as vantagens obtidas?

Vantagens do BPO

Ao deixar os processos financeiros da sua empresa aos cuidados de uma organização especializada, você passa a ganhar mais tempo para poder investir no seu negócio e pensar no que realmente importa.

O BPO garante um aumento na eficiência e melhoria contínuo na execução dos processos, melhora a flexibilidade interna, traz também uma flexibilidade nos serviços, fazendo com que aumente a capacidade da empresa de atender as mudanças do mercado, e traz um controle e redução de custos operacionais.

Também, podemos colocar como uma das vantagens do BPO é a eliminação do processo de recrutamento de pessoal e manter a infraestrutura necessária. Ainda vale destacar que com outsourcing financeiro você terá uma equipe altamente capacitada para cuidar do seu negócio, trazendo tempos de resposta mais ágeis as necessidades a custos mais acessíveis.

Agora que conhecemos melhor no que consiste o BPO e quais suas vantagens, precisamos entender a diferença entre o BPO e a terceirização. Ambos os conceitos são amplamente empregados no mercado atual dos negócios, porém tratam de coisas diferentes.

O BPO requer uma análise completa da empresa e dos processos financeiros. Tem por responsabilidade trazer tecnologia, conhecimento e qualidade aos processos os quais é responsável. Ao passo que a terceirização consiste unicamente em transferir trabalho da sua empresa e colaboradores para terceiros, que irão executá-los da mesma maneira, sem análises dos processos, nem incremento de melhoras neles.

Especialistas de mercado colocam que para se implantar uma estratégia e fazer uso do BPO, devem-se tomar algumas atitudes.

  • Estudar a estrutura do seu setor financeiro, e entender o que pode e dever ser terceirizado;
  • Definir os termos de contrato sobre os serviços que serão prestados e organizar uma fiscalização dos mesmos;
  • Buscar no mercado empresas que tenham a expertise necessária para cuidar do seu negócio.

Nesse contexto, a Priorizzi vem para lhe ajudar. Com o conhecimento de mercado, equipe qualificada, anos de experiência em gestão financeira, nós da Priorizzi estamos prontos para cuidar do seu setor financeiro, lhe trazendo mais tempo para pensar no seu negócio, otimizar seus processos, lhe entregar resultados da nossa gestão e fazer sua empresa crescer cada dia mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa
Precisa de ajuda?
WhatsApp
Olá! Podemos ajudar?